domingo, 24 de setembro de 2017

Mudanças estruturais externas: planta, acessos e proporções

Se você decidiu amar o lugar onde vive, a se mudar, anote as dicas que devem estar no topo da sua análise, antes de iniciar as reformas estruturais do seu espaço:

Feng Shui Vera Sousa
Torne o espaço funcional para o uso que você quer dar a cada cômodo.
A PLANTA
Faça uma boa avaliação da funcionalidade do espaço. A planta deve atender às suas necessidades e isso pode variar de acordo com seu momento de vida. O que era um quarto de adolescente, de repente, se transforma no escritório. Uma cozinha, em conceito aberto, pode ajudar a integração da família. Se você tem como investir em alvenaria, aproveite esse momento para corrigir as formas irregulares dos cômodos (quadrado ou retangular é sempre melhor), arredondar cantos vivos (setas invisíveis que podem desgastar sua energia), alinhar portas (portas desalinhadas favorecem conflitos) e remover paredes em frente a entradas (não bloqueie sua prosperidade!).

Feng Shui Vera Sousa
Acessos livres. Deixe a prosperidade entrar, sempre.  
OS ACESSOS
Chi é a energia vital e promover sua livre circulação pelos ambientes favorece a saúde e o bem estar dos moradores. Assisto a todos os programas de TV, nacionais e internacionais, do tipo "extreme make-over" e fico fascinada como uma parede abaixo pode transformar um espaço e a vida de uma família.  Mas antes de sair quebrando tudo, peça licença. Lembre-se que sua casa também é viva. Converse com o espaço, diga o que pretende fazer, conecte-se com o propósito da mudança. Se quiser, pode fazer um pequeno ritual, acender um incenso, rezar, cantar. Não importa a sua crença, mas antes da primeira marretada, coloque no espaço a intenção da reforma e a energia que você quer da equipe que trabalhará com você nessa empreitada.

Feng Shui Vera Sousa
Antes, a grande mesa deixava pouco espaço para circulação.
Feng Shui Vera Sousa
Depois, a mesa menor, a nova disposição dos móveis e as cores mais claras,
trouxeram leveza e funcionalidade ao ambiente.
AS PROPORCŌES
Peru no pires: foi com essa analogia que aprendi sobre a importância das proporções em um projeto de Feng Shui. Um móvel muito grande, em um lugar proporcionalmente menor, não vai funcionar. Eu tinha uma mesa linda, de madeira maciça, para 8 pessoas, mas era ENORME para o espaço que ocupava. Sobrava pouco espaço para circulação. Na reforma, ela deu lugar a outra menor, de seis lugares. As duas cadeiras que sobraram foram passear na sala para acomodar melhor os convidados. Por sorte, uma amiga ficou com a mesa e pude vê-la sendo útil em outro lar.

Embora soubesse que precisava fazer esse ajuste, demorei a tomar coragem. Não à toa, foi a última peça a sair de casa nesse momento desapego. Nem sempre estamos prontos a fazer mudanças.
Mas tudo acontece no seu tempo. Não se cobre tanto ;)

Para uma consulta personalizada, envie email para verargsousa@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário