sexta-feira, 24 de junho de 2016

Madeira: a impulsividade do elemento que deu nome a uma ilha que transborda verde e exuberância

Vera Sousa Feng Shui
Floresta Laurissilva
Quer emoção? Então experimente um pouso no aeroporto de Funchal, na Ilha da Madeira. Ao se aproximar da cabeceira da pista, o comandante avisa que estamos no limite da velocidade do vento lateral. Se não conseguirmos, teremos que arremeter rumo à vizinha ilha de Porto Santo. Felizmente pousamos, mas antes mesmo de colocar os pés em terra firme, constatei que o nome Madeira não era por acaso. Para o Feng Shui, Madeira representa uma qualidade energética associada a impulsividade, ao despertar, renascimento, expansão, crescimento, velocidade. Trovão e vento são símbolos dessas qualidades.

A atividade vulcânica dotou a ilha de uma paisagem montanhosa e fértil, formada por antigas florestas subtropicais que deu origem ao seu nome. Além do verde, a quantidade e variedade de flores é exuberante. Para os apaixonados por flores, o Jardim Botânico é imperdível. Para chegar a ele, uma emocionante subida de teleférico reforça esse traço jovial da Ilha.

Flor Ave-do-Paraíso no Jardim Botânico
Feng Shui Vera Sousa
Vales cobertos de verde e flores

Outra característica desse elemento é a velocidade. Considera-se que existe uma ressonância subjetiva entre o caráter da paisagem e o da pessoa que nela habita. Dirigir a 100km/h, em um túnel de mão dupla, é tão natural para um madeirense, quanto arremessar-se ladeira abaixo deslizando em um cesto de vime, movido pelos pés de dois homens, denominados "Carreiros". A aventura dura 10 minutos, atingindo 80km/h, num percurso de 2km!

Feng Shui Vera Sousa
Carreiros do Monte, Funchal
O Feng Shui nasceu da observação da natureza e de seus ciclos de constante e sábia mutação. Madeira representa o renascimento da força de vida da natureza na Primavera, a aurora, o nascer do sol.  Por isso, quando quiser trazer essa energia para o seu ambiente, use folhagens, flores, formas cilíndricas, listras verticais, a cor verde ou azul turquesa e o material madeira, evidentemente.


Feng Shui Vera Sousa
Flores...
Feng Shui Vera Sousa
...e mais flores, por toda a parte.
“Cada segundo que passa é como uma porta que se abre para deixar entrar o que ainda não sucedeu” - José Saramago.

Com essa frase, encerro o capítulo de hoje, lembrando que uma atitude Madeira pode ser incorporada ao seu comportamento sempre que estiver sentindo falta de vitalidade. Mas, cuidado para não exagerar na dose e começar um montão de coisas e não terminar nada. Isso significa Madeira em excesso. O segredo está no equilíbrio.

Você se identificou com esse elemento? Então, conta aqui.

No próximo episódio, mais Feng Shui e mais Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário